A soberania popular

      Não há nada melhor que deitar e ler a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, onde as leis, que em maior parte, são meras utopias. No entanto, ainda há leis  que são obedecidas, que é o caso da soberania popular.


      Primeiramente, o parágrafo único do art.1° da CF já diz que " Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta constituição". Isso significa que nós somos responsáveis por eleger nossos representantes, que são os deputados federais( âmbito federal), os deputados estaduais ( âmbito estadual) e os vereadores ( âmbito municipal).
         Em decorrência disto, o art. 14 da CF já corrobora que " a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos,[...]". Juntamente com isso podemos perceber que a história do Brasil apenas ratifica a enorme luta que o povo brasileiro conquistou por esse e outros direitos. Contudo, não adianta apenas o voto ser universal, secreto, direto e obrigatório, é necessário que o povo brasileiro tenha consciência e saiba principalmente em quem está votando, e é essencial que se tenha interesse. Então, por qual motivo o voto é obrigatório? Será que é justo e democrático uma pessoa votar em alguém só porque é comediante e palhaço? Será que essa pessoa não sabe que esse representante será apenas uma marionete? Bom... por que não transformar o voto em algo facultativo? Algo realmente que seja destinado para pessoas que tenham interesse, e saibam em quem será o seu representante. Talvez essa seria uma boa solução para acabar com a corrupção, bom, não deixa de ser uma hipótese.



Comentários

  1. O BRASILEIRO NÃO SABE VOTAR, PORQUE NÃO POSSUI UM PENSAMENTO POLÍTICO BEM DESENVOLVIDO. ENTÃO PARA PROTESTAR ELE VOTA EM IDIOTAS TIPO CLODOVIL (IN MEMORIAN), TIRIRICA, NO COLLOR DE NOVO, NO SARNEY ETC. E É ISSO O QUE ME IRRITA NESSE PAÍS, POIS O PENSAMENTO POLÍTICO DEVERIA COMEÇAR AINDA NAS PRIMEIRAS SÉRIES ESCOLARES, E NÃO NAS UNIVERSIDADES, ONDE A PENEIRA É MAIS FINA.
    BELO TEXTO.
    DEPOIS PASSA LÁ:

    http://thebigdogtales.blogspot.com/2011/12/na-pele-parte-02.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho e lazer

A Insatisfação Global

O egoismo Massificante